Projeto Reciclar é Preciso
Professsora: Elma Oliveira Costa
Escola Estadual Hermano José
Problematização:
Como modificar hábitos, costumes e valores em relação ao consumo e descarte do lixo, para melhorar o local em que se vive, a começar pela Escola e também preservar o Meio Ambiente?
Titulo: Projeto Reciclar para viver melhor
Tema: A Reciclagem
Desenvolvendo a Problematização:
O que sabemos?
* Sabemos que a produção de lixo nas Escolas e seu entorno é muito grande e que dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar.
* Poderemos utilizar este tema, A Reciclagem, para os que alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* A mídia impressa que temos disponível para utilização com todos os alunos é o Jornal (Principalmente o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola).
* Na comunidade onde a escola está inserida a maioria dos alunos não tem acesso às Novas Tecnologias.
É necessário o acesso a elas e é a Escola que deve suprir esta carência e para isto poderemos utilizar:
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* A impressora da escola para imprimir as letras das músicas sobre o Lixo e a Reciclagem. A impressora também será utilizada para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos.
* Computadores, que poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o Projeto.
* Computador e Internet para pesquisas sobre o Lixo e a Reciclagem.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
* A Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
* Rádio para ouvir notícias onde falem sobre o Lixo e a Reciclagem.
* Televisão para assistir notícias onde falem sobre problemas causados pelo Lixo e as soluções.
* Aparelho de CD Room e Microssistem, para colocar músicas relativas ao Lixo e a Reciclagem.
* TV conectada ao Computador para assistir os vídeos e ver os slides.
* Utilização de mapas da cidade, dos Estados e do Brasil, Mapa-múndi e Globo Terrestre, para situarem-se onde têm ocorrido problemas com Aterros Sanitários.
Como modificar hábitos, costumes e valores em relação ao consumo e descarte do lixo, para melhorar o local em que se vive, a começar pela Escola e também preservar o Meio Ambiente?
Titulo: Projeto Reciclar para viver melhor
Tema: A Reciclagem
Desenvolvendo a Problematização:
O que sabemos?
* Sabemos que a produção de lixo nas Escolas e seu entorno é muito grande e que dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar.
* Poderemos utilizar este tema, A Reciclagem, para os que alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* A mídia impressa que temos disponível para utilização com todos os alunos é o Jornal (Principalmente o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola).
* Na comunidade onde a escola está inserida a maioria dos alunos não tem acesso às Novas Tecnologias.
É necessário o acesso a elas e é a Escola que deve suprir esta carência e para isto poderemos utilizar:
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* A impressora da escola para imprimir as letras das músicas sobre o Lixo e a Reciclagem. A impressora também será utilizada para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos.
* Computadores, que poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o Projeto.
* Computador e Internet para pesquisas sobre o Lixo e a Reciclagem.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
* A Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
* Rádio para ouvir notícias onde falem sobre o Lixo e a Reciclagem.
* Televisão para assistir notícias onde falem sobre problemas causados pelo Lixo e as soluções.
* Aparelho de CD Room e Microssistem, para colocar músicas relativas ao Lixo e a Reciclagem.
* TV conectada ao Computador para assistir os vídeos e ver os slides.
* Utilização de mapas da cidade, dos Estados e do Brasil, Mapa-múndi e Globo Terrestre, para situarem-se onde têm ocorrido problemas com Aterros Sanitários.
O que queremos saber?
* Perguntas para os alunos:
> Qual o destino do lixo na zona urbana?
> O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre problemas ocorridos com Aterros Sanitários?
> O que poderemos modificar na Escola e seu entorno quanto à produção e descarte do lixo?
> O que é Coleta Seletiva?
> O que é Compostagem?
> O que vocês sabem sobre a Reciclagem?
> Quais os materiais que podem ser reciclados?
> Quais os materiais que não podem ser reciclados?Quais as vantagens da reciclagem para O Meio Ambiente?
Justificativa:
Justifica-se trabalhar com o Projeto Reciclar é Preciso, que tem como tema: A Reciclagem, porque a produção de lixo nas escolas e seu entorno é muito grande. Dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar. O destino do lixo produzido diariamente pelas pessoas é um problema global, sendo uma questão até mesmo de sobrevivência, por isto é necessário que haja urgentemente uma mudança de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte para que o Meio Ambiente seja preservado. Utilizaremos o tema A Reciclagem, em nossas aulas, porque reciclar é uma forma de reaproveitar matérias-primas, evitando que elas sejam retiradas da natureza, diminuindo também o lixo nos Aterros Sanitários.
O trabalho será feito de forma interdisciplinar, contemplando todas as áreas do conhecimento. Também serão utilizados no Projeto os temas transversais: Saúde e Meio Ambiente além do tema transversal principal que é o Lixo e a Reciclagem.
Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância do saneamento básico e do tratamento do lixo para a saúde das pessoas e para a preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.
Objetivos Específicos:
* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
* Investigar as condições do lugar em que vive, o saneamento básico e o tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.
* Produzir textos orais ou escritos, a partir de tema proposto.
* Realizar leitura do texto, identificando e localizando informações em textos de diferentes gêneros.
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Reconhecer a utilização do quilo em situações reais
* Perceber-se como agente construtor da história pessoal e da sua comunidade.
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.
Conteúdos Conceituais (por área
de conhecimento)
Língua Portuguesa:
Oralidade:
* exposição de idéias
* argumentação
Leitura:
* Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas, jornais, etc.
Escrita:
* Produção de textos variados:
(relatórios, listas, panfletos, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)
Matemática:
* Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que envolvam dados relativos ao assunto.
Geografia:
O Lugar e a Paisagem
* Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e falta de infra-estrutura adequada.
Língua Portuguesa:
Oralidade:
* exposição de idéias
* argumentação
Leitura:
* Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas, jornais, etc.
Escrita:
* Produção de textos variados:
(relatórios, listas, panfletos, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)
Matemática:
* Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que envolvam dados relativos ao assunto.
Geografia:
O Lugar e a Paisagem
* Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e falta de infra-estrutura adequada.
História:
* Pesquisar sobre fatos onde a produção de Lixo e sua coleta de forma desorganizada tenha prejudicado as pessoas da zuna urbana .
* Valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida da sociedade.
Ciências:
* Pesquisas sobre os problemas do lixo e como fazer a reciclagem.
* Cuidados com a saúde
Artes:
* Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos e pintura de gravuras sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.
Disciplinas envolvidas:
O Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, contemplando todas as disciplinas, ou seja: Ciências, Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.
Metodologia:
* Pesquisar sobre fatos onde a produção de Lixo e sua coleta de forma desorganizada tenha prejudicado as pessoas da zuna urbana .
* Valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida da sociedade.
Ciências:
* Pesquisas sobre os problemas do lixo e como fazer a reciclagem.
* Cuidados com a saúde
Artes:
* Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos e pintura de gravuras sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.
Disciplinas envolvidas:
O Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, contemplando todas as disciplinas, ou seja: Ciências, Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.
Metodologia:
Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:
* Sensibilização
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
* Discussões e debates
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Pesquisas sobre consumo e descarte do lixo e Coleta Seletiva e a Compostagem
* Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portifólio das atividades e ações
* Culminância do Projeto.
Procedimentos: ( O que vamos fazer )
* Sensibilização:
Exibição do vídeo Segredos do Mar e dos slides do livro João Lambão de Ruth Rocha, no Laboratório de Informática.
* Coleta de material
Providenciar os materiais:
Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis ,textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos :João Lambão, A Magia do Lixo , O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo : Segredos do Mar.
Pedir a colaboração dos alunos para que tragam figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, sucatas e materiais recicláveis.
* Conversa informal com as crianças para recolher os conhecimentos prévios, sobre o Lixo e A Reciclagem.
* Dividir a turma em grupos para realizarem os trabalhos.
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
Anotar as observações
* Promover discussões, com argumentos e pontos de vista sobre como defender o homem e a natureza e como evitar o desequilíbrio ambiental que transforma o ambiente natural.
* Colocar CDs com músicas relativas ao assunto para os alunos ouvirem e refletirem
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto, retirando palavras que rimam, substantivos, adjetivos e verbos.
* Trabalhar textos relativos ao assunto, realizando a leitura para identificar o assunto principal e localizar informações, retirar sinônimos bem como trabalhar as classes das palavras.
* Produzir textos relativos ao assunto utilizando a convenção ortográfica e a pontuação adequada
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas, utilizando as medidas de quilo e tonelada.
* Pedir que os alunos pesquisem em várias fontes,sobre a Coleta Seletiva e a Compostagem para fazer mural cartazes e produzir textos.
* Fazer oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes e fazer exposição do produto na culminância do Projeto
* Demonstrar em várias oportunidades o objetivo e vantagens da utilização da tecnologia na sala de aula. Falar sobre as tecnologias de ontem e as de hoje.
* Fazer o relatório de conclusão do Projeto.
* Organizar Portifólio das atividades e ações, um para professora e um com as atividades coletivas exposição do produto na Culminância do Projeto.
Culminância:
* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas , sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portifólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.
Cronograma:
Início em 05 /11 de 2012 e culminância em 16/11 de 2012.
(O cronograma pode ser alterado por problemas no entorno da Escola, calendário de encerramento de bimestre, feriados,chuva)
* Sensibilização
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
* Discussões e debates
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Pesquisas sobre consumo e descarte do lixo e Coleta Seletiva e a Compostagem
* Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portifólio das atividades e ações
* Culminância do Projeto.
Procedimentos: ( O que vamos fazer )
* Sensibilização:
Exibição do vídeo Segredos do Mar e dos slides do livro João Lambão de Ruth Rocha, no Laboratório de Informática.
* Coleta de material
Providenciar os materiais:
Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis ,textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos :João Lambão, A Magia do Lixo , O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo : Segredos do Mar.
Pedir a colaboração dos alunos para que tragam figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, sucatas e materiais recicláveis.
* Conversa informal com as crianças para recolher os conhecimentos prévios, sobre o Lixo e A Reciclagem.
* Dividir a turma em grupos para realizarem os trabalhos.
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
Anotar as observações
* Promover discussões, com argumentos e pontos de vista sobre como defender o homem e a natureza e como evitar o desequilíbrio ambiental que transforma o ambiente natural.
* Colocar CDs com músicas relativas ao assunto para os alunos ouvirem e refletirem
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto, retirando palavras que rimam, substantivos, adjetivos e verbos.
* Trabalhar textos relativos ao assunto, realizando a leitura para identificar o assunto principal e localizar informações, retirar sinônimos bem como trabalhar as classes das palavras.
* Produzir textos relativos ao assunto utilizando a convenção ortográfica e a pontuação adequada
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas, utilizando as medidas de quilo e tonelada.
* Pedir que os alunos pesquisem em várias fontes,sobre a Coleta Seletiva e a Compostagem para fazer mural cartazes e produzir textos.
* Fazer oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes e fazer exposição do produto na culminância do Projeto
* Demonstrar em várias oportunidades o objetivo e vantagens da utilização da tecnologia na sala de aula. Falar sobre as tecnologias de ontem e as de hoje.
* Fazer o relatório de conclusão do Projeto.
* Organizar Portifólio das atividades e ações, um para professora e um com as atividades coletivas exposição do produto na Culminância do Projeto.
Culminância:
* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas , sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portifólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.
Cronograma:
Início em 05 /11 de 2012 e culminância em 16/11 de 2012.
(O cronograma pode ser alterado por problemas no entorno da Escola, calendário de encerramento de bimestre, feriados,chuva)
Recursos:
Recursos Humanos:
O material humano que utilizaremos no Projeto:
Professores e alunos funcionários para deslocarem objetos e darem suporte ao trabalho, professor Sandro do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Araçuaí, comunidade onde moram os alunos e comercio local.
Recursos Materiais:
Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis, figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos: João Lambão, A Magia do Lixo, O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo: Segredos do Mar.
Mídias e Tecnologias Disponíveis Para Integrar o Projeto
Caixa de som, microfone, rádio, computadores, gravador, impressora, câmera fotográfica, filmadora,TV ,CD Player, Data show, Micro System, mídias de CD e DVD
Registro do processo:
O desenvolvimento do Projeto será registrado em fichas de acompanhamento das ações, através de fotografias e filmagem e do portifólio com diversas atividades relativas ao projeto.
Avaliação do Projeto:
* Será feita no decorrer do projeto com o objetivo de redimensioná-lo, a fim de atingir os objetivos.
Recursos Humanos:
O material humano que utilizaremos no Projeto:
Professores e alunos funcionários para deslocarem objetos e darem suporte ao trabalho, professor Sandro do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Araçuaí, comunidade onde moram os alunos e comercio local.
Recursos Materiais:
Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis, figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos: João Lambão, A Magia do Lixo, O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo: Segredos do Mar.
Mídias e Tecnologias Disponíveis Para Integrar o Projeto
Caixa de som, microfone, rádio, computadores, gravador, impressora, câmera fotográfica, filmadora,TV ,CD Player, Data show, Micro System, mídias de CD e DVD
Registro do processo:
O desenvolvimento do Projeto será registrado em fichas de acompanhamento das ações, através de fotografias e filmagem e do portifólio com diversas atividades relativas ao projeto.
Avaliação do Projeto:
* Será feita no decorrer do projeto com o objetivo de redimensioná-lo, a fim de atingir os objetivos.
Avaliação do Aluno:
* A avaliação será processual, durante a duração do Projeto será observado o interesse e a participação dos alunos. As novas informações adquiridas sobre o tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
Serão usados os seguintes instrumentos:
* Avaliação oral
* Participação nas ações e atividades
* Atividades escritas (textos, relatórios, murais)
* A avaliação será processual, durante a duração do Projeto será observado o interesse e a participação dos alunos. As novas informações adquiridas sobre o tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
Serão usados os seguintes instrumentos:
* Avaliação oral
* Participação nas ações e atividades
* Atividades escritas (textos, relatórios, murais)
Resultado Esperado:
Ao concluir este Projeto interdisciplinar esperamos que através das intervenções didáticas aplicadas os alunos desenvolvam as suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade e ainda seu senso crítico. Que compreendam que a poluição causa desequilíbrio ambiental e transforma o ambiente natural, percebendo a importância do tratamento do lixo para a conservação da saúde e preservação do Meio Ambiente, mudando seus hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte. Esperamos ainda que eles percebam-se como agentes construtores de sua história pessoal e da sua comunidade e que o contato e o uso dos Recursos Tecnológicos os auxiliem no seu processo de aprendizado e que possam atingir todos os objetivos propostos.
Divulgação e Socialização do Projeto:
Durante a realização do Projeto cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão, DVD e Datashow e assistirá a vídeos sobre o assunto.Assistirão também a exibição de slides com a utilização do Datashow, para observarem as etapas do Projeto.
Na Culminância do Projeto, aberta à visitação das pessoas da comunidade, os alunos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam no decorrer do Projeto. Serão também expostos objetos feitos nas oficinas com sucatas, bem como o portifólio com diversas atividades relativas ao Projeto.
Ao concluir este Projeto interdisciplinar esperamos que através das intervenções didáticas aplicadas os alunos desenvolvam as suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade e ainda seu senso crítico. Que compreendam que a poluição causa desequilíbrio ambiental e transforma o ambiente natural, percebendo a importância do tratamento do lixo para a conservação da saúde e preservação do Meio Ambiente, mudando seus hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte. Esperamos ainda que eles percebam-se como agentes construtores de sua história pessoal e da sua comunidade e que o contato e o uso dos Recursos Tecnológicos os auxiliem no seu processo de aprendizado e que possam atingir todos os objetivos propostos.
Divulgação e Socialização do Projeto:
Durante a realização do Projeto cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão, DVD e Datashow e assistirá a vídeos sobre o assunto.Assistirão também a exibição de slides com a utilização do Datashow, para observarem as etapas do Projeto.
Na Culminância do Projeto, aberta à visitação das pessoas da comunidade, os alunos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam no decorrer do Projeto. Serão também expostos objetos feitos nas oficinas com sucatas, bem como o portifólio com diversas atividades relativas ao Projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário