“Água para o homem, Água para a vida”.
JUSTIFICATIVA
Considerando a dimensão alarmante que tem assumido os problemas ambientais, a escassez de água do planeta e a gravidade desse problema em nosso município, torna-se necessário desenvolver junto aos estudantes a conscientização de que: a preservação d água é indispensável para a nossa sobrevivência.
OBJETIVO GERAL
Alertar os alunos para a escassez de água no planeta, identificando os danos que vem causando em nossa região e encorajando-os a serem sujeitos na resolução dos problemas ecológicos da comunidade
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo especifico de modo que se consiga uma perspectiva global sobre a escassez da água.
· Ajudar os alunos a descobrir os sintomas e as causas reais da falta de água.
· Conhecer o processo de saneamento básico realizado pela copasa e identificar a importância da água tratada para garantir nossa saúde
· Analisar a conta de água, identificando os cálculos realizados pela copasa na cobrança das tarifas.
· Desenvolver no aluno o senso crítico e atitudes necessárias para auxiliar na disciplina quanto ao uso da água.
· Estabelecer direitos e deveres relacionados com o uso da água que contribuam na solução dos problemas ambientais existentes na comunidade.
TEMA
Educação Ambiental – Preservação da água
DISCIPLINAS
PORTUGUES E LITERATURA:
· Estudo da letra da musica planeta água e de textos sobre a água como: E se a água acabar.
· Elaboração de cartazes com frases alusivas ao tema
· Produção de textos: paródias, acrósticos, slogans, etc.
· Elaboração de folhetos informativos: Reduzir o consumo de água é ganhar vida.
MATEMÁTICA:
· Coleta de dados
· Síntese e interpretação de dados
· Analise de dados estatísticos- conta de água
· Razão e proporção
· Porcentagem
· Resolução de problemas
CIENCIAS
· Educação e preservação ambiental – discussão sobre problemas ambientais no município
· Estudo do processo de saneamento básico
· Promoção de excursão pela estação de tratamento de água
· Doenças causadas pela água – foco Dengue
· Confecção de um terrario para explicar o ciclo da água
GEOGRAFIA:
· Localização, estudo e analise dos rios, córregos e ribeirões que passam por nossa região
· Localização da usina hidrelétrica JK ( Irapé)
· Importância da mata ciliar
· Confecção de maquete retratando percurso da água até a nossa escola
HISTORIA:
· Água na historia
· Água X conflitos
EDUCAÇÃO FISICA
· Água e o corpo humano
· Importância da água nas atividades físicas
RELIGIÃO
· Água e a espiritualidade
· Água e a religião
ARTES
· Ilustração de musicas tema água
INGLES
· Pronuncia da palavra água em outros países
· Construção de frases em inglês
1º AO 5º ANO:
· Como economizar água
· O ciclo da água
· Confecção de um mural sobre o ciclo da água – mural da escola
DURAÇÃO : Março ( 16 ao dia 31 do 04 )
ABRANGENCIA: ensino fundamental do 1º ao 9º ano
RECURSOS
· HUMANOS: corpo docente
· MATERIAIS: fita de vídeo, mapas, livros, aquário para o terrário, etc.
COODERNADORA DO PROJETO: Elma Oliveira Costa